Educação

 

Início

 

Coordenadora - Educadora Celeste Morgado

São dois espaços que fazem parte do Serviço de Pediatria e que surgiram com o intuito de tornar menos doloroso o tempo de internamento das crianças e jovens.

Todas as actividades lúdicas e pedagógicas aí realizadas tendem a promover o convívio interpessoal, o desenvolvimento de competências nas diferentes áreas do desenvolvimento e a distracção da realidade em que estão inseridos.

Voluntariado

Sala de Brincar Clube de Jovens
 

Visite o nosso Blog

Jornaleco

 

 

 

 

   

 

               SALA de BRINCAR            

 

 

 

Na Sala de Brincar existe toda uma variedade de recursos: TV, vídeo, computadores com Internet playstation, livros, jogos, etc.

 

Aqui as crianças podem brincar e realizar diversas actividades lúdicas e pedagógicas acompanhadas pelos pais, orientadas pela Educadora Celeste e pela Educadora Conceição.

Os trabalhos realizados, vão sendo expostos, sinalizando sempre que possível, as festividades e épocas do ano de forma a contribuir para a Humanização do Serviço.

A Sala de Brincar está aberta das 9h00 até às 18h30

Início Cima
 

 

 

 

 

 

 

            CLUBE DE JOVENS               

 

 

 

No Clube de Jovens são disponibilizados computadores com Internet, televisão, vídeo, playstation, aparelhagem, uma mini biblioteca com diversos livros e material escolar.

Neste espaço, os jovens participam em actividades pedagógicas, didácticas e lúdicas, orientadas pela Professora Cláudia com a colaboração dos Professores da Escola Secundária Alves Martins, abrangidos pelo protocolo.

Com vista a minimizar os efeitos do internamento, é realizado o contacto entre a criança ou adolescente internado e a sua escola.

Este contacto, feito pela professora do Serviço, possibilita a recolha dos conteúdos e materiais que foram sendo leccionados em contexto sala de aula  permitindo  às crianças  e  adolescentes 

internados dar continuidade a esse trabalho em contexto hospitalar.

Este trabalho terá sempre o auxílio da professora do Serviço e da equipa dos professores voluntários, que se deslocam diariamente à Pediatria.

Neste espaço realizam-se também actividades lúdicas, adequadas à idade dos adolescentes, nomeadamente a realização do Jornal, torneios de Matrecos, semanas temáticas, especialmente nos períodos não lectivos.

Início Cima

 

 

 

   
 

 

 

  PROTOCOLO ENTRE O HOSPITAL DE VISEU E A ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS  

Foi realizado entre o Hospital de S. Teotónio e a Escola Alves Martins um protocolo de colaboração:

 - O Serviço de Pediatria, através da sua Equipa Multidisciplinar da Saúde do Adolescente, apoia o G.A.S.A. (Gabinete de Apoio à Saúde da Adolescência;
- A Escola Alves Martins compromete-se a dar apoio ao Clube de Jovens de acordo com as disponibilidades dos professores envolvidos, com excepção do período de férias escolares.

            SERVIÇO de VOLUNTARIADO               

Existe um grupo de profissionais de educação, em regime de voluntariado, que semanalmente colabora com o Serviço de Pediatria.

 

Durante o período de férias escolares, há um grupo de alunos do Ensino Secundário que participa nas diversas actividades realizadas.

Início

Panfleto

Cima