Internamento - Adolescência

Início

Coordenador - Dr. Carlos Figueiredo - Chefe de Serviço

Anterior
 

Adolescência

 
 

Internamento

 

Unidade de Adolescentes

 

A Unidade de Adolescentes, constituída pelo Internamento e Consulta de Adolescência, foi oficialmente criada em Janeiro de 2005, apesar desta última ter iniciado a sua actividade em 1997. Esta Unidade tem como objectivo adequar os serviços de saúde às necessidades específicas dos adolescentes, respeitando as características próprias da faixa etária, mas também as características individuais do jovem. Para tal existe uma equipa multidisciplinar que dá apoio a este grupo etário, constituída por três pediatras, uma cirurgiã pediatra, um pedopsiquiatra, uma ginecologista, uma obstetra, uma psicóloga e enfermeiros. Tem igualmente a colaboração de uma assistente social, de uma nutricionista, da dermatologia, oftalmologia e ortopedia.

Na enfermaria, onde são internados jovens até aos 18 anos e em situações de doença crónica até aos 23 anos e 364 dias, existem 8 quartos com 2 camas cada, com instalações sanitárias próprias. Aqui poderão ser internados adolescentes com patologia quer do foro médico, quer cirúrgico. De apoio a este sector existem várias salas de trabalho de enfermagem, uma sala de refeições e um clube de jovens orientado por uma Professora do Serviço e com a colaboração dos Professores da Escola Secundária Alves Martins, inseridos no protocolo existente entre o Serviço de Pediatria e a referida escola.

Sempre que um adolescente é admitido neste Sector, é-lhe fornecido um desdobrável que faz referência às normas do Internamento na Unidade de Adolescentes, assim como a outras informações de interesse.

 

Cima