Internamento - Pediatria

Início

Coordenador - Dr. José Castanheira

Anterior
 

Pediatria

 
 

Estrutura Física

 

         

No Sector de Internamento de Pediatria são acolhidas crianças e jovens dos 28 dias de vida até aos 18 anos completos, dispondo para isso de 39 camas.

As crianças são internadas em função da idade, tendo também em consideração as doenças que as afectam.

 
     

 

 

O Sector 1 – “Pré-Escolares” (crianças até aos 6 anos) tem 16 camas de grades, distribuídas por 4 enfermarias e dois quartos. Cada cama tem ao lado um cadeirão articulado para o descanso dos acompanhantes.

 

Os tratamentos são realizados preferencialmente em salas equipadas com material adequado (2 salas de tratamentos gerais e 1 sala de tratamento de queimados). Existe ainda uma sala para preparação e conservação de leites – “Copa de leites”.

 

O Sector 2 – “Escolares” (dos 6 aos 10 anos) dispõe de 7 camas de grades, distribuídas por 3 enfermarias, igualmente com cadeirões articulados para os pais.

 

Para apoio lúdico e educativo existe uma Sala de Brincar ampla, onde as crianças brincam, acompanhadas pelos pais e apoiadas por educadoras e outros animadores.

 

Hospital de Dia – Destinado a tratamentos / intervenções cirúrgicas que não exigem permanência da criança por tempo superior a 24 horas. Dispõe de 4 camas mas pode ser realizado em qualquer outra cama do Serviço, usando-se cama adequada à idade do doente.

 

Unidade de Adolescentes – Unidade autónoma que dispõe de 16 camas distribuídas por 8 enfermarias. São aqui internados os adolescentes (dos 10 aos 18 anos) com qualquer patologia médica ou cirúrgica. Esta Unidade é apoiada por um espaço equipado com material lúdico e educativo adequado – Clube dos Jovens, sob a orientação da Professora e equipa de Professores, ao abrigo do protocolo acordado entre o hospital e a Escola Secundária Alves Martins.

 

Instalações para pais – em respeito e sintonia com a declaração dos direitos da criança, que prevê o acompanhamento pelos pais durante o internamento, dispomos de 16 quartos duplos (32 camas) para que os pais possam descansar (regulamento próprio). 6 quartos são destinados às mães de recém-nascidos internados na Unidade de Neonatologia e os restantes ao Internamento de Pediatria.

 

Todas as crianças e adolescentes internados utilizam pulseira electrónica que serve para identificação e segurança contra fugas ou raptos.

 

Cima