Serviço de Pediatria - Introdução

 

Início

 

     
 

Nota Introdutória:

O Serviço de Pediatria atende Crianças e Adolescentes com patologias quer do foro médico quer do foro cirúrgico até aos 18 anos, podendo ultrapassar esta idade no jovem com doença crónica.

Iniciou-se no velho Hospital de S. Teotónio e começou por ser uma sala aberta, passando posteriormente para as novas instalações em 1981.

Com a abertura do Novo Hospital, a Pediatria passou a situar-se no 2º andar, a partir de Julho de 1997.

Está organizado por Sectores ou Unidades chefiadas por Chefes de Serviço ou Assistentes Graduados. Assim, do Serviço de Pediatria faz parte a Urgência Pediátrica, a Neonatologia, o Internamento e Consulta Externa de Pediatria.

O Internamento está organizado de forma a acolher crianças e jovens de acordo com o seu período etário, no cumprimento das orientações da Carta da Criança Hospitalizada.

O trabalho diário do serviço inicia-se com uma reunião às 09:00 horas, em que são apresentados e discutidos os doentes internados ou transferidos para outros hospitais, ou outras ocorrências que mereçam a nossa atenção, há ainda outras reuniões que fazem parte da formação em Serviço.

Além das funções assistenciais temos também a formação de internos quer do Ano Comum, quer de alunos do 6º ano médico do Piaget – Luanda /Angola e ainda internos do Internato Complementar de Pediatria.

Para estes últimos, somos o Serviço de Acolhimento (3 vagas) e damos também apoio àqueles que, nos Hospitais Centrais escolhem o nosso serviço para fazer um ano, nos Hospitais Distritais de acordo com o plano do internato.

O Serviço de Pediatria está voltado para a Comunidade e através das Unidades Coordenadoras Funcionais (UCF) tem feito esforços para melhorar o relacionamento com as instituições que, de uma forma ou de outra, estão relacionadas com a Criança e o Adolescente.

Passo a citar algumas intervenções ou projectos que penso terem contribuído para uma melhor saúde:

  1. Projecto de formação do Grupo de Alerta para a Segurança (G.A.S.). Hoje é uma associação que se posiciona na área da Segurança Infantil, tendo várias intervenções nesta área nomeadamente “O Projecto de Alta Segura” no Serviço de Pediatria e Obstetrícia.

 

  1. Projecto do Aleitamento Materno que está a ser implementado em toda a região de forma a sermos credenciados como “Hospital Amigo dos Bebés”.

 

  1. Parceria com várias escolas nomeadamente com a Escola Secundária Alves Martins. Esta parceria já funciona há vários anos, e está integrada no projecto de Adolescência, prevendo que médicos pertencentes à Equipa Multidisciplinar da Saúde do Adolescente se desloquem semanalmente à referida escola e apoiem o “Gabinete de Apoio à Saúde do Adolescente (G.A.S.A). Por seu lado, a escola Alves Martins compromete-se a dar apoio ao clube de Jovens, de acordo com as disponibilidades dos professores envolvidos.

 O Director de Serviço

 
     
 

Cima