Pais - Informação

Início  

Anterior

Neonatologia  

Tipos de Cadeirinhas

Como transportar os seus filhos em segurança?

O uso correcto da cadeirinha é indispensável!

Hospital S. Teotónio de Viseu

Serviço de Pediatria

 

Tipos de cadeirinhas

 Cadeirinhas 0-13/18 kg

São habitualmente chamadas “cadeirinhas portáteis”. São as cadeiras mais indicadas para os recém-nascidos e bebés pequenos, pois nestas cadeiras o bebé não viaja demasiado direito e vai bem aconchegado e confortável.

Utilizam-se sempre viradas para trás. Podem ser instaladas no banco da frente ou no banco de trás. Nunca devem ser instaladas num lugar que tenha um airbag frontal activo.

 

 Cadeirinhas 9-36 kg ou 15-36 kg

As cadeiras de apoio adaptam o cinto de segurança ao corpo pequeno da criança, aumentam o conforto e dão-lhe apoio quando adormece. Para além disso como elevam a criança, permitem que ela veja melhor e viaje mais satisfeita.

Escolha um modelo com um encaixe para a parte diagonal do cinto de segurança, que possa ser regulado em altura. Assim o cinto ficará sempre ao meio do ombro da criança à medida que for crescendo. Prefira também modelos com bons apoios laterais para a cabeça.

Correcto

Perigoso (cinto demasiado baixo)

Perigoso (cinto demasiado alto)

Bancos elevatórios

Aos 7-8 anos poderá utilizar apenas o banco elevatório, se o cinto de segurança já não incomodar a criança no pescoço. Mas também pode continuar a usar a cadeira 9-36 kg ou 15-36kg, se esta for suficientemente alta.

Se o seu carro não tiver encosto de cabeça nos bancos de trás , poderá ser melhor continuar a utilizar a cadeira de apoio completa para que a criança tenha o pescoço protegido em caso de choque por trás.

Não deixe de utilizar a cadeira de apoio ou banco elevatório antes de a criança ter 1,5 m de altura, 12 anos ou 36 kg—só assim o cinto ficará correctamente colocado na bacia e não sobre a barriga.

 

Etiqueta de aprovação

Esta etiqueta indica que a cadeira foi testada e aprovada de acordo com a norma internacional.

O número de aprovação terá que começar pelos algarismos "03" – é a indicação de que foi utilizada a norma mais recente.

Antes de comprar qualquer cadeirinha, experimente-a no seu automóvel e de preferência, com a criança que a vai utilizar.

Conserve e leia regularmente o manual de instruções da cadeirinha.

Lembre-se que as cadeirinhas e os cintos de segurança salvam vidas mas não fazem milagres, por isso:

- conduza com precaução;

- evite velocidades excessivas;

- mantenha a distância de segurança.

 

Cima