Pais - Informação

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Neonatologia

 

A ADMINISTRAÇÃO DO

HOSPITAL DE SÃO TEOTÓNIO, E.P.E.

 

Deseja-lhe uma boa estadia e um breve restabelecimento.

Esperamos que encontre, neste Guia, todas as informações que possam contribuir para um melhor conhecimento do Hospital.

A nossa prioridade é prestar-lhe bons cuidados, porque todos quanto nele trabalham desejam que a sua estadia decorra nas melhores condições.

Não hesite em dar-nos conhecimento das suas necessidades e sugestões.


O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

 

Vai ficar instalado no Serviço de _______________________ C a ma ___________

O seu Médico Assistente é _____________________________________________

O Director do Serviço é ________________________________________________

O Enfermeiro Chefe é _________________________________________________

A Assistente Social é _________________________________________________

 

 

ÍNDICE DO GUIA DE ACOLHIMENTO

 

LOCALIZAÇÃO
TRANSPORTES
CONTACTOS TELEFÓNICOS
INFORMAÇÕES GERAIS
INFORMAÇÕES SOBRE OS UTENTES INTERNADOS
INSTALAÇÕES
PESSOAL
DIREITOS DO DOENTE
DEVERES DO DOENTE
SERVIÇO SOCIAL -  GABINETE DO UTENTE
SERVIÇO DE SANGUE
SERVIÇO RELIGIOSO
SERVIÇO DE VOLUNTARIADO
ADMISSÃO
REGRAS A RESPEITAR
REFEIÇÕES
OUTRAS INFORMAÇÕES
VISITAS
ALTA HOSPITALAR
FIM

 

 

 
 

Localização

 

O Hospital fica localizado na periferia da cidade.

 

O seu endereço é:

Hospital de São Teotónio, E.P.E.

Av. Rei D. Duarte 3504-509 VISEU

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Transportes

 

Caso necessite de um transporte público, poderá utilizar a linha n.º 22 ou o mini-autocarro eléctrico (linha azul), com ligação à Central de Camionagem, a funcionar das 8h30 às 19h00 (Dias Úteis) e das 8h30 às 12h30 (Sábados), em intervalos de 30 minutos, aproximadamente.

 

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Contactos Telefónicos

 

Para ser contactado, o seu familiar / pessoa de referência pode ligar o n.º 232 420500, pedindo então o serviço que deseja contactar, ou ligar para o número directo do serviço em que se encontra, quando disponibilizado.

Para não perturbar o descanso dos doentes propomos que as suas ligações telefónicas e / ou de telemóvel (caso seja permitido), sejam efectuadas entre as 8h e as 21h.

 

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Informações Gerais

Pode solicitar informações:

  • Serviço Informativo, no átrio Principal

      ou através do telefone.

  • Serviço Social / Gabinete do Utente

      junto à Consulta Externa.

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Informações sobre os Utentes Internados

  • Peça informações sobre a sua situação clínica ao seu Médico Assistente.

  • No Serviço de Informações (Átrio Principal) ou no Serviço poderão ser solicitadas informações sobre o horário e disponibilidade do Médico Assistente (ou substituto) para atendimento de familiares / pessoa significativa de utentes internados. Refira ao seu Médico Assistente quais as informações que pretende que sejam transmitidas aos seus familiares / pessoa significativa.

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Instalações

Os diferentes serviços distribuem-se por 8 pisos. A sua distribuição é:

Em cada piso, no átrio dos elevadores, encontrará um quadro elucidativo dos serviços referentes ao piso.

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Pessoal

Cada serviço dispõe de uma equipa profissional qualificada que, conjuntamente, trabalha para o atender de forma personalizada.

Todos os profissionais usam um cartão de identificação que lhe permite saber o seu nome e profissão.

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Serviço Social

Localiza-se no piso 2 junto às Consultas Externas.

É o elo de ligação entre o doente, a família, a comunidade e a instituição hospitalar.

Nos dias úteis pode encontrar as Assistentes Sociais:

   - No gabinete do Serviço Social das 9h às 18h.

   - Nas Unidades de Internamento das 9h às 17h30, por solicitação ao pessoal do serviço.

   - No Serviço de Urgência Geral das 9h às 12h30m e das 14h às 17h30.

GABINETE DO UTENTE

Funciona junto ao Serviço Social, nos dias úteis, das 9h às 17H00.

Tem como objectivos:

   - Informar o utente dos seus direitos e deveres;

   - Informar o utente sobre o funcionamento, filosofia e objectivos da instituição;

  - Receber sugestões (impresso próprio que pode pedir nos serviços) e reclamações (livro amarelo) dos utentes.

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Serviço de Sangue

 

DAR SANGUE PODE SALVAR UMA VIDA

O Hospital aceita e agradece a sua colaboração.

Pode fazer a sua dádida diariamente, das 8h30m às 12h00m, excepto aos Domingos e dias Feriados. Para isso deve dirigir-se ao Serviço de Imunohemoterapia 2º piso

 

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Direitos

O Doente Internado tem o direito a:

Ser tratado no respeito pela dignidade humana;

Respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas;

Receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação, terminais e paliativos;

Continuidade de cuidados;

Ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados.

Ser informado sobre a sua situação de saúde;

Obter uma segunda opinião sobre a sua situação clínica;

Dar ou recusar o seu consentimento antes de qualquer acto médico ou participação em investigação ou ensino;

Confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam;

Acesso aos dados registados no seu processo clínico (pedido à Direcção Clínica);

Privacidade na prestação de todo e qualquer acto médico;

Por si ou por quem o represente a apresentar sugestões e reclamações;

Visita dos seus familiares e amigos;

Sua liberdade individual;

(in Carta dos Direitos do Doente Internado)

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Deveres

Todos têm Direito à protecção da saúde e o Dever de a defender e promover.

- art.º 64 da Constituição da República Portuguesa

O Doente tem o dever de:

Zelar pelo seu estado de saúde, participando na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive;

Fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento;

Respeitar os direitos dos outros doentes;

Colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas;

Respeitar as regras de funcionamento da instituição;

Utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução de gastos desnecessários;

O cumprimento de todas estas normas contribuirá para um bom funcionamento dos serviços e para uma melhor prestação de cuidados.

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Serviço Religioso

O Hospital dispõe de um Capelão católico que presta assistência religiosa em qualquer momento. Pode solicitar a sua presença sempre que o desejar.

Respeitando a total liberdade de culto, convicções religiosas e filosóficas de cada um, poderá solicitar a presença do representante do seu culto sempre que o deseje ou necessite.

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Serviço de Voluntariado

O Hospital dispõe de um Serviço de Voluntariado que tem como objectivo apoiar o utente e prestar informações (de carácter geral) à família, no Serviço de Urgência e apoia, ainda, actividades em alguns serviços de internamento.

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Admissão

O acesso ao internamento hospitalar pode ser feito pela Consulta Externa / Admissão de Doentes ou pelo Serviço de Urgência.

Convém trazer:

►Cartões de Identificação:

   - Bilhete de Identidade

   - Cartão de Utente

   - Cartão de Beneficiário

►Exames (análises, radiografias, etc.), que tenha em seu poder e / ou medicamentos que esteja a tomar.

►Pijama, camisa de noite, robe e chinelos.

►Objectos de higiene pessoal—pente, escova de dentes, etc.

Não traga:

►Objectos de valor (dinheiro, cartões de crédito, ouro, etc.). O Hospital não pode responsabilizar-se pelo extravio de valores não declarados no “registo de espólio”.

►Outro tipo de objectos—canivetes, facas, navalhas, etc.

►Alimentos, bebidas e tabaco.

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Regras a respeitar

  - Cuide da sua higiene diária.

  - Lave as mãos sempre que utilizar as instalações sanitárias ou antes das refeições.

  - Lave os dentes após as refeições e antes de se deitar.

  - Mantenha as unhas e os cabelos sempre limpos.

  - Há recipientes para o lixo. Nunca atire nada pela janela nem para o chão. Não deite pensos higiénicos nas sanitas

  - Não fale alto.

  - Não se ausente do serviço sem autorização e mantenha-se na cama, ou ao lado dela, na hora da visita médica.

  - Se o seu estado o permitir, procure ocupar o seu tempo livre, ouvindo música (com auscultadores) ou vendo televisão sem perturbar os restantes doentes.

Ajude-nos a promover o seu bem estar! COLABORE!

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Refeições

As refeições que lhe serão distribuídas estão de acordo com a prescrição médica / dietética porque fazem parte do seu tratamento.

►Não coma outros alimentos, para além dos que lhe são fornecidos, sem autorização prévia. Se sentir fome, entre as refeições, deve informar o Serviço para que o mesmo resolva a situação.

►Sempre que o seu estado de saúde o permita deve tomar as suas refeições no respectivo refeitório.

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Outras Informações

BAR—O Hospital tem dois bares ao seu serviço: no Átrio Principal—aberto das 7 à 22h e no Átrio da Consulta Externa—aberto das 08 às 20 horas (dias úteis).

BAZAR—Localizado no átrio principal está aberto das 08h30m às 19h30m e nele podem encontrar revistas, jornais, flores, credifones e outros artigos variados.

CABELEIREIRO—Situado no átrio principal funciona das 08h às 20h e atende homens e senhoras. Se desejar, pode pedir à cabeleireira/ barbeiro que se desloque à enfermaria para corte de barba ou arranjo de cabelo (serviço não gratuito).

BANCO—No átrio principal existe uma dependência bancária, aberta ao público em geral e que funciona em horário normal das dependências bancárias. Existem ainda Caixas de multibanco no átrio principal e na entrada das consultas externas.

TELEFONE—Para contactar o exterior, pode utilizar as várias cabines públicas

UNIDADE DE REGISTO CIVIL - À entrada do Serviço de Obstetrícia existe uma unidade onde poderá ser efectuado o registo civil de bebés, no âmbito do Projecto “Nascer Cidadão”. Funciona à Segunda-feira das 11h às 17h e de Terça-feira a Sábado das 13 às 19h00. Solicite mais informações no Serviço de Obstetrícia.

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Visitas

REGIME GERAL

►Funcionam, diariamente, em dois períodos e são gratuitas;

   Dias Úteis:

   Das 14h00 às 16h00.

   Das 18h00 às 20h00.

   Sábados, Domingos e Feriados: Das 14h00 às 18h00.

REGIME ESPECIAL

O horário de visitas em outros serviços específicos obedece a regulamento próprio, podendo solicitá-lo no balcão das informações ou nos serviços de atendimento geral.

►Tem ainda a possibilidade de ter um acompanhante, a designar por si, no período das 12h às 20h00 horas, devendo este cumprir as regras que constam do respectivo cartão de autorização;

►Junto de cada doente só devem permanecer, em simultâneo, duas pessoas, além do acompanhante;

►Não é permitida a entrada a crianças com menos de 10 anos de idade por estarem mais susceptíveis a contrair doenças;

Recomende às suas visitas que:

►Cumpram rigorosamente os horários.

►Façam visitas pouco demoradas.

►Façam o mínimo de barulho.

►Não tragam alimentos, bebidas e tabacos, sem autorização prévia do médico assistente ou do enfermeiro responsável.

Por indicação do médico assistente podem ser interditas ou limitadas as visitas aos doentes.

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Alta Hospitalar

►A sua alta será prevista, dentro do possível, pelo Médico que o assiste, pelo menos com 24h de antecedência.

►O seu Médico / Enfermeiro far-lhe-ão todos os ensinos necessários para a continuação dos seus cuidados em casa.

►Se necessitar de documento comprovativo do seu internamento, solicite-o à secretária de piso. Fora do horário de expediente da secretária de piso, o documento ser-lhe-á enviado por correio.

►Não abandone o serviço sem possuir todos os documentos de que irá necessitar:

- Receitas médicas.

- Carta da alta...

►Não saia do serviço sem informar a equipa de enfermagem.

 

ALTA A PEDIDO

Como já referimos é um direito que lhe assiste. Terá para isso de assinar o Termo de Responsabilidade que lhe será fornecido no serviço, assumindo as consequências desse acto.

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Chegámos ao fim deste guia que pretende ser de acolhimento e de esclarecimento.

Toda a informação que acabámos de lhe prestar não cessará, porventura, todas as suas dúvidas e receios.

Deste modo deixamos-lhe a seguinte mensagem:

Não parta nunca sem nos deixar a sua opinião e sugestões, pelo que agradecemos que nos devolva, pelo correio, o questionário com envelope de resposta sem franquia (RSF) que lhe será entregue no momento da alta.

Se ficou satisfeito com o nosso trabalho isso dá-nos muita satisfação e constitui um estímulo para que possamos oferecer cada vez mais disponibilidade, conforto, segurança, ou seja MELHOR QUALIDADE DE CUIDADOS.

Porque somos humanos e não donos da perfeição pedimos-lhe que nos aponte, com toda a honestidade, as situações que achou menos correctas e lesivas do seu bem estar, da sua família e consequentemente da comunidade.

Só com a colaboração directa, honesta e constante poderemos crescer e melhorar a prestação dos nossos serviços.

A equipa deste Hospital deseja-lhe as melhoras e continua disponível a prestar-lhe todos os esclarecimentos de que poderá necessitar.

Mod. 590 — Guia de Acolhimento do Utente Elaborado em 7/98 pela CHQ –HSTV 4.ª Revisão em 10/11/2008

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