Pais - Informação - Regulamento

Início  

Anterior

   

 

 

Regulamento

do acompanhamento dos pais das crianças internadas

nas unidades de Neonatologia, Pediatria e UICD

 

1 - SECTOR DE NEONATOLOGIA

- Todas as crianças internadas em Neonatologia, têm direito à companhia da mãe e pai durante todo o tempo que permaneçam na unidade.

- A presença da mãe e do pai junto do RN, é de primordial importância para o bebé, no que diz respeito ao seu desenvolvimento psico-afectivo, bem como o vínculo mãe/filho.

- O acompanhamento feito pelos pais é-lhes reconhecido pela lei n.º 21/81 de 19/08/81 e decreto-lei n.º 26/87 de 13/01/87. o lar situa-se no piso, imediatamente por cima do internamento de pediatria. é constituído por 16 quartos, sendo 6 de Neonatologia e 10 de pediatria. Cada quarto tem 2 camas.

- Todas as mães, na Neonatologia podem acompanhar os seus filhos as 24 horas do dia e o pai das 9 às 23horas.

- Outras visitas ao RN, são permitidas dentro de horário restrito. Para além do pai e da mãe, podem visitar o RN os seus irmãos, avós maternos e paternos, num período de 5 a 10 minutos. Outras visitas não são permitidas, salvo raras excepções.

Horários das visitas

das 14 às 15 horas

das 19 às 19h30m

- Cuidados que os pais, avós e irmãos do rn(s) devem ter:

·  lavar cuidadosamente as mãos

·  vestir uma bata

·  respeitar as indicações do pessoal e as normas da unidade.

- Quando a mãe já não está internada pode:

·  beneficiar de alojamento nas instalações destinadas às mães.

·  usufruir de alimentação gratuita no refeitório do hospital, com o seguinte horário:

Pequeno almoço – das  8 às  9 horas

almoço – das 14 às 15 horas

jantar – das 20 às 21 horas

            têm ainda direito a um suplemento à noite (ceia).

- Para as três refeições, é-lhes dada uma senha, correspondente à refeição que vão tomar. esta senha é dada por uma sr.ª enfermeira, que esteja mais disponível na altura.

- Não deve ir para o refeitório em roupão, nem de chinelos. Deve ir minimamente apresentável.

- O quarto também é distribuído aquando da sua entrada, bem como a chave e um cartão de identificação, para mãe e pai.

- O quarto é duplo e terá, ou não, outra mãe a partilhá-lo.

- Devem zelar pela limpeza e arrumo do quarto, bem como das instalações sanitárias.

- Aquando da entrega da chave do quarto, será pedido à mãe um cartão de identificação, para assim melhor podermos ter o controle da entrega da chave, aquando da alta do rn.

- A unidade não se responsabiliza por objectos de valor, e por isso se recomenda, sempre, às mães para ficarem só com o indispensável e mandar o restante para casa.

- Quando se ausenta da unidade, deve comunicar, sempre, às sr.as enfermeiras de serviço para onde vão.

- Durante o dia, a passagem para o lar é feita pelo corredor exterior, das 9 às 21 horas. Depois das 21 horas, as mães, quando saem da unidade, vão pela porta interna de acesso ao 1º sector da pediatria. Devem passar com a máxima descrição, sem barulho para não acordarem os meninos aí internados. Na seguinte vinda à unidade, as mães passam pelo corredor/percurso que fazem durante o dia e sempre em silêncio.

- Devem ser organizadas e arrumadas, não só com o espaço dos quartos, como com o arrumo de batas e armários da entrada da unidade.

- Na unidade têm uma sala de visitas com televisão, onde podem estar e receber familiares/visitas.

- O lar é limpo todos os dias por uma empresa de limpeza, em horário a estabelecer das 10 às 11 horas da manhã. a funcionária da limpeza, passa no sector de internamento de pediatria, pede a chave mestra dos quartos e faz a limpeza dos mesmos; limpa o pó dos móveis, peitoris das janelas, o chão e WC.

- A roupa das camas é fornecida pelas unidades. a cama é feita de lavado pelas auxiliares das unidades e depois o arranjo do quarto é da responsabilidade de cada mãe que o ocupa. Sempre que precise de roupa lavada, deve pedi-la à unidade em que a criança/rn, está internado.

- O material de sanitários, (papel higiénico, papel das mãos e sabão) é reposto semanalmente e sempre que necessário, tendo cada unidade o seu mês:

            Neonatologia – meses ímpares

            Pediatria – meses pares

- As senhoras auxiliares, aquando do acompanhamento das mães, devem certificar-se de que tudo está limpo e arrumado e incentivar as mães a manter essa limpeza: cama sempre arrumada (feita), roupa e sacos guardados nos armários.

- As roupas das camas são do hospital, por isso, a mãe deve entregá-las ou deixá-las no quarto aquando da alta.

 2 - SECTOR DE PEDIATRIA / INTERNAMENTO

Os pais das crianças internadas podem acompanhar os seus filhos durante 24 horas. No período da noite um pode permanecer de acordo com as seguintes prioridades:

·  mães que amamentem

·  pais com crianças deficientes

·  pais com crianças até 6 anos de idade

·  pais que vivam a uma distância superior a 30 km do hospital.

Para a permanência dos pais ou acompanhantes existem camas em instalações próprias no serviço que lhe serão distribuídas e cadeirões junto à cama das crianças, para que possam descansar junto dos filhos ou noutro local.

- As visitas as estas crianças são todos os dias das 14 às 15h e 30m e das 18h e 30m às 19h e 30m, sendo permitida a presença de 2 pessoas junto da criança, para além dos pais.

- Quando as crianças são submetidas a intervenção cirúrgica, não têm visitas, no dia da intervenção assim como em situação de doença infecto-contagiosa.

- Os adolescentes têm possibilidade de ser visitados pelos seus amigos com alguma flexibilidade.

- Na unidade de adolescência o acompanhamento familiar é essencialmente diurno podendo também ser nocturno, nos mesmos moldes acima descritos para o restante internamento caso se justifique, de acordo com as necessidades do adolescente e a situação clínica e sócio familiar em causa.

3 - SECTOR DE UICD

- Os pais e seus representantes podem acompanhar os seus filhos internados em uicd durante as 24 horas.

- Só um deles pode acompanhar seu filho durante a noite, dispondo para isso dum cadeirão junto à cama para descansar.

- Se outro pedir para acompanhar o seu filho e atendendo à situação clínica ou distância do domicilio pode ser-lhe distribuído um quarto no sector de quartos para pais na pediatria.

- As crianças internadas nesta unidade não têm visitas para além dos pais mas estes podem deslocar-se à sala de visitas da urgência para acolher os seus familiares e darem as informações que julgarem pertinentes.

 

Cima